Notícias

Amserra promove reunião em Picada Café
O histórico Parque Jorge Kuhn, em Picada Café, sediou a reunião da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), na sexta-feira, 2 de fevereiro.
Após a abertura do encontro feita pelo presidente da Amserra e prefeito de Nova Petrópolis, Regis Hahn e pelo prefeito de Picada Café, Daniel Ruckert, o primeiro convidado, o coordenador do Consórcio Famurs Heitor Caldeira, fez sua explanação.
Caldeira apresentou o consórcio Famurs, que é em âmbito estadual, de natureza multifinalitária, destinado a estabelecer relações de cooperação federativa para a realização de objetivos de natureza complementar e suplementar de interesse comum dos Municípios, através da gestão associada de serviços públicos, nos termos da Lei Federal n° 11.107/2005. Heitor afirmou, após sanar questionamentos, que “o Consórcio Famurs exerce suas finalidades e objetivos de forma conjunta e articulada com os consórcios regionais, a fim de que haja soma e não divisão de esforços, especialmente em áreas complexas como a de informativa e eletrônicos.”
O coordenador técnico da Famurs, Mario Augusto Nascimento, também teve breve participação, apresentando o projeto da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apoiado pela Famurs, Mundo Gaucho (sem acento mesmo) – Turismo Integrado no Mercosul. Inicialmente está sendo realizada a articulação para a criação do roteiro, bem como o mapeamento dos principais atrativos turísticos dos países envolvidos – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Após isso, será feita a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Integrado do Mercosul e articulação de recursos nacionais e internacionais para a viabilização de rotas integradas de turismo. Em uma outra etapa serão realizados eventos de sensibilização e qualificação dos destinos envolvidos, criação da governança “organização Mundo Gaúcho”. Promover a Primeira Exposição Mundo Gaucho, no Parque Farroupilha, em setembro de 2019, paralelamente a Semana Farroupilha de Porto Alegre também faz parte do projeto.
Também estiveram presentes, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo de Canela, Paulo Nestor Tomasini e o secretário Municipal Fazenda de Nova Petrópolis, Claus Altevogt.