05:27 - 16 de Novembro de 2018

Notícias

III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch ocorre em Nova Petrópolis
22-10-2018
III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch ocorre em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis sediou o III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch nos dias 12 e 13 de outubro, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. Participantes de Nova Petrópolis, Porto Alegre, Lajeado, Forquetinha, Agudo, Santa Cruz do Sul, entre outros Municípios, marcaram presença na atividade.

O Projeto Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI) é uma parceria entre o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Projeto ALMA-H (UFRGS/ALMA). O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura. Seu objetivo é conhecer a situação da língua no Brasil e reconhecê-la como Referência Cultural Brasileira.

O encontro reuniu falantes de línguas alemãs (Hunsrückisch / Deitsch) e mostrou os resultados obtidos com as pesquisas realizadas por meio do IHLBrI, contemplando atividades como conversa sobre políticas linguísticas, amostra de filmes e documentários, atividades culturais em Hunsrückisch.

A programação contou com apresentação do Coral Misto da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda, Nova Petrópolis; saudação em Hunsrückisch, pelos representantes das comunidades; apresentação do Inventário: projeto e resultados; exposição de aquarelas "Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade", de Sara Winckelmann; premiação para os autores do 1º Concurso Literário; lançamento do livro do 1º Concurso Literário; Sarau 1º Concurso Literário; conversa e exercícios de escrita e leitura em Hunsrückisch; Loss die Sproch raus: testemunhos da Língua pelos falantes; lançamento do documentário "Viver no Brasil falando Hunsrückisch"; futuro do Hunsrückisch: propostas e demandas e exposição de aquarelas "Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade", de Sara Winckelmann.

Mais informações sobre o evento em: https://www.ufrgs.br/projalma/ ou https://ihlbri.wixsite.com/encontrodefalantes/programa. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITOS: Divulgação

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: