22:55 - 23 de Outubro de 2018

Secretaria Municipal de Saúde passa a agendar exames do Hospital Nova Petrópolis
16-04-2018
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social inaugurou um sistema de agendamento de exames SUS de rotina e investigativos no Hospital Nova Petrópolis. O novo serviço, que funciona em todas a Unidades Básicas de Saúde do Município, garante o agendamento de uma data para realização de exames no Hospital. O sistema de agendamento implantado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social era objeto de estudo desde janeiro de 2018 e foi elaborado em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde.

O sistema de agendamento funciona da seguinte maneira: após ser atendido na UBS, o paciente submete a requisição de exame feita pelo médico às enfermeiras que atendem no balcão do Posto de Saúde. As enfermeiras entram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, solicitando o agendamento do exame no Hospital. A equipe da Secretaria de Saúde entra em contato com o Hospital, agenda a data e confirma o agendamento para a UBS. Dessa maneira, o paciente sai da UBS com o exame agendado no Hospital Nova Petrópolis. Esse processo é adotado nos Postos de Saúde do interior.

O procedimento adotado na UBS Centro é um pouco diferente. O paciente examinado deve se encaminhar à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e apresentar a requisição de exame feita pelo médico. Na sequência, as funcionárias da Secretaria realizam o agendamento do exame no Hospital e informam o paciente no mesmo momento.

De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, a solução encontrada para o agendamento de exames foi cuidadosamente pensada e planejada. “Essa ponte entre Secretaria de Saúde e Assistência Social e Hospital Nova Petrópolis foi muito bem arquitetada para funcionar. Desde o início deste ano vínhamos estudando alternativas e chegamos a um sistema que demonstrou ser eficaz, após uma semana de funcionamento. Este procedimento evita que as pessoas não sejam atendidas, mesmo esperando horas na fila”, destacou a secretária Municipal.

Ainda segundo a secretária Andréia, é importante ressaltar que a coleta de exames laboratoriais inicia às 7h no Hospital Nova Petrópolis. Por isso, é recomendado que o paciente com a consulta agendada esteja no local até às 6h30min. Caso a pessoa não tenha como comparecer ao Hospital no dia agendado, é importante que ela informe sua desistência à Secretaria de Saúde e Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social reforça que o agendamento é exclusivo para exames de rotina e investigativos. No caso de procecimentos de urgência, o paciente deve se encaminhar diretamente ao Hospital Nova Petrópolis. Ao todo, 25 pessoas por dia podem ter seus exames SUS realizados no Hospital por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Já o número de exames que podem ser realizados é de 4.300 por mês e compreende as cidades de Nova Petrópolis, Picada Café e Linha Nova.