22:24 - 22 de Setembro de 2017

Notícias

Culturas do mundo no Festival Internacional de Folclore
17-07-2017
Culturas do mundo no Festival Internacional de Folclore
Nova Petrópolis é cenário do maior espetáculo cultural da Serra Gaúcha até 30 de julho. O 45º Festival Internacional de Folclore iniciou dia 14, elevando a bandeira da diversidade e da união entre os povos. Ao longo de 17 dias, mais de 45 grupos e cerca de 1.800 artistas compartilham cultura, dança, música, gastronomia e artesanato no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

O primeiro fim de semana mostrou a força cultural do evento, que iniciou com o Acendimento da Chama Folclórica e trouxe luz ao reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração. Mais de 15 atrações já brilharam no palco da Rua Coberta. Além disso, o Desfile de Integração, os Jogos Germânicos, apresentações folclóricas no Parque Aldeia do Imigrante e a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade foram atividades que encantaram o público. Mais de 30 mil pessoas já visitaram, gratuitamente, o Festival Internacional de Folclore, em Nova Petrópolis.

“O saldo dos primeiros dias de evento é extremamente positivo. Recebemos muitos elogios do público, dos folcloristas e dos participantes. Todos os aspectos deste evento estão recebendo aprovação, coroando o trabalho e o esforço de uma grande equipe. Teremos dias gratificantes pela frente, tenho certeza”, avalia o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.

Grupos folclóricos do México, Polônia, Argentina, Colômbia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já apresentaram sua cultura no 45º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis no primeiro fim de semana do evento.

Centenas de artistas desfilaram pela principal avenida de Nova Petrópolis no sábado, 15 de julho. Folcloristas de todas as idades, culturas, sotaques, ritmos e crenças elevaram sua bandeira durante o Desfile de Integração. Autoridades Municipais e lideranças do folclore participaram do desfile que lotou a Avenida 15 de Novembro.

O Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Nova Petrópolis, promoveu a Welt Bier Fest – Festa das Cervejas do Mundo no sábado, 15 de julho, na Sociedade de Linha Brasil. O evento, que integrou a programação do 45º Festival Internacional de Folclore, contou com as apresentações dos grupos Blumenberg, do Rio de Janeiro e Raciborzanie, da Polônia, além das danças alemãs do grupo anfitrião Sonneschein, das localidades de Linha Brasil e Linha Araripe. O evento apresentou especificações técnicas, culturais e originárias de vários tipos de cervejas e as relacionou à diversidade cultural do mundo.

Em um momento de reflexão e valorização da vida, ocorreu a tradicional Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade no domingo, 16 de julho. As soberanas do Folclore Alemão, Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi, grupos folclóricos, guias e comissão organizadora uniram-se em gratidão em um momento repleto de música e mensagens positivas.

Debulhar o Milho e Chopp em Metro foram os jogos germânicos deste fim de semana. Debulhar o Milho foi resgatado às disputas e garantiu a diversão do público no sábado, dia 15. Na prova, Vila Olinda ficou em 1º lugar; Fazenda Pirajá em 2º; Linha Brasil/Linha Araripe obteve a 3ª colocação; Linha Imperial ficou em 4º; São José do Caí em 5º lugar; o Centro obteve a 6ª colocação e Pinhal Alto ficou em 7º lugar. O público lotou a Rua Coberta para acompanhar a disputa do Chopp em Metro no domingo, 16 de julho. Na categoria feminina, a representante da Fazenda Pirajá ficou em 1º lugar; a Rainha Aline Stein ficou com a 2ª colocação e a Vila Olinda ficou com o 3º lugar. Entre os homens, o grupo da Linha Brasil/Linha Araripe ficou na 1ª colocação, o Centro obteve o 2º lugar e a Vila Olinda ficou em 3º. A colocação geral do Chopp em Metro foi definida pela Linha Brasil/Linha Araripe, com 38 pontos; Vila Olinda, 32; Fazenda Pirajá, com 30; Centro, 26 pontos; Linha Imperial e São José, empatados com 24 pontos e Pinhal Alto, com 22.

Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com nove grupos folclóricos internacionais, sete nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados. Os visitantes têm a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia.

Mais de 20 estandes com artesanato das mais diversas nacionalidades também são um atrativo aos visitantes do 45º Festival Internacional de Folclore, diariamente, das 09h às 21h. A gastronomia também está presente no evento.



Programação ininterrupta

O 45º Festival Internacional de Folclore prossegue intenso a partir desta segunda-feira, 17 de julho. Além das apresentações no palco do evento, haverá oficina de gastronomia Panelas da Diversidade, às 15h, no Centro de Convivência no Parque Aldeia do Imigrante. As inscrições são gratuitas e limitadas a 30 pessoas; devem ser feitas junto à organização do evento ou pelo fone (54) 3281-8453. Bolinho de batata e spritzbier serão as receitas da culinária alemã ensinadas pelos integrantes dos Grupos da Terceira Idade do Município.

À noite, a partir das 19h30min, a comunidade do Pinhal Alto recebe a Noite Cultural, momento em que o Festival Internacional de Folclore leva a cultura às mais distantes comunidades. Grupos da Colômbia e do Mato Grosso serão recebidos pelo anfitrião Volkstanzgruppe Tannenwald.

O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento, que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica, Banco do Brasil, Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental e PD Eventos. É financiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Pró-Cultura RS. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Banrisul, Suibom, Sicredi e Brombatti.

Confira a programação completa do evento, acesse: http://www.festivaldefolclore.com.br/programacao.php. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.



FOTOS: Mauro Stoffel



Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: