14:50 - 23 de Julho de 2017

Notícias

45º Festival Internacional de Folclore eleva a bandeira da diversidade
15-07-2017
45º Festival Internacional de Folclore eleva a bandeira da diversidade
Nova Petrópolis deu início ao maior espetáculo cultural da Serra Gaúcha nesta sexta-feira, 14 de julho, na Rua Coberta. O 45º Festival Internacional de Folclore iniciou em grande estilo, levantando a bandeira da diversidade e da união entre os povos. Autoridades, folcloristas, artistas, músicos, dançarinos e artesãos compareceram à solenidade de abertura. Ao longo de 17 dias, mais de 45 grupos compartilham cultura, dança, música, gastronomia e artesanato no 45º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

O Acendimento da Chama Folclórica trouxe luz ao evento que é reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração. O Volkstanzgruppe Edelstein, da localidade de Fazenda Pirajá, levantou a bandeira da família, da união, da paz e da fé, ao som da emocionante canção “A Paz”.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt e as Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi comandaram o cerimonial de abertura do 45º Festival Internacional de Folclore. A corte fez a uma verdadeira viagem cultural ao redor do mundo sem sair de Nova Petrópolis.

“Este festival foi criado para manter vivas as manifestações folclóricas alemãs, trazidas pelos colonizadores que ergueram nossa querida Nova Petrópolis, com muita perseverança e trabalho. Hoje, recebemos culturas do mundo todo, porque essa é uma terra de gente que valoriza a cultura, que cultiva suas tradições e celebra o folclore do mundo inteiro”, salientou o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, em tom de boas-vindas à diversidade.

Muito aplaudido pelo público que lotou a Rua Coberta, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo Alves da Silva, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori, foi enfático. “Na condição de secretário de Estado, posso declarar que a partir de hoje Nova Petrópolis é a Capital da Cultura no Rio Grande do Sul durante o Festival Internacional de Folclore. Podemos ver aqui o papel social que as Leis de Incentivo à Cultura têm, promovendo a tolerância, o respeito e a união ao diferente”.

Conforme o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, Nova Petrópolis celebra o 45º Festival Internacional de Folclore e convida o mundo inteiro para participar, cada qual com a sua bandeira, seu estandarte e sua manifestação cultural. “E é neste palco que se reunirão e se apresentarão os mais eloquentes, audaciosos e talentosos artistas, reunidos e unidos pela força, raça, crença e pela paixão de viver, intensamente, o cultivo da tradição e do folclore de todas as nações. É a diversidade que nos une, aqui tem gente de todas as cores e belezas, e que mostram para o mundo o respeito, a benevolência e a reverência entre irmãos distantes”, disse.

O deputado Estadual, Marcel van Hatten, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, também celebrou o Festival Internacional de Folclore. A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner, também deixou sua mensagem de agradecimento e amor à cultura e ao folclore.

Após os pronunciamentos, ocorreu a exibição do espetáculo “Folcloristas, Histórias do Festival”. Um espetáculo emocionante, que reuniu canto, dança, teatro e vídeodocumentário, contando a história dos folcloristas que defenderam, ensinaram e partilharam seus conhecimentos e deram origem aos grupos folclóricos de Nova Petrópolis. Irmgard Schuch, Benno Edmundo Heumann, Maria Zilles Knorst, Adélia Hillebrand, Sílvia Drumm Kich, Yedda Leão Michaelsen, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, Dalva Arend Neumann, Carla Cristiane Ferreira e Fábio Guaragni foram testemunhas vivas da trajetória do Festival Internacional de Folclore. Estes folcloristas também foram homenageados no palco do evento, recebendo uma placa comemorativa em um momento de plena emoção e reconhecimento.

A Tocha Folclórica, lançada oficialmente na cerimônia de abertura foi apresentada por Gaudêncio Terra. Translúcida, porque transparente é a alma do folclorista, a Tocha recebeu a Chama Folclórica e foi conduzida pela presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner, até o casal de folcloristas que recebem, de braços abertos, os artistas de todos os cantos do mundo no 45º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.



Primeiro fim de semana:

A programação será intensa desde o primeiro dia. No sábado, 15 de julho, destaque para as apresentações dos grupos folclóricos no palco da Rua Coberta, a partir das 10h30min; para os Jogos Germânicos – Debulhar o Milho, às 14h; para o Desfile de Integração, às 15h; para as apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, às 11h e às 14h; e para o Welt Bier Fest - Festa das Cervejas do Mundo, na Sociedade da Linha Brasil, às 19h. Domingo, dia 16, a programação terá continuidade com a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, um momento de reflexão na Rua Coberta, às 09h; após, as programações artísticas tomam conta do palco; às 14h, destaque para a prova de Chopp em Metro nos Jogos Germânicos. Durante 17 dias, Nova Petrópolis vive a diversidade cultural, com programação diária.

Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com nove grupos folclóricos internacionais, sete nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia.

Nova Petrópolis vai mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 100 mil pessoas ao longo do evento.

O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento, que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica, Banco do Brasil, Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental e PD Eventos. É financiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Pró-Cultura RS. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Banrisul, Suibom, Sicredi e Brombatti.

Confira a programação completa do evento, acesse: http://www.festivaldefolclore.com.br/programacao.php. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.



FOTOS: Mauro Stoffel

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: