17:14 - 25 de Abril de 2017

Biblioteca Pública Municipal promove ações em prol da leitura em Nova Petrópolis
18-04-2017
A Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva promove a 12ª Semana do Livro de 18 a 24 de abril e o 5º Sarau dos Amigos, no dia 26 de abril, às 19h, na biblioteca. A equipe da biblioteca visitará os 7º anos de todas as escolas de Nova Petrópolis e realizará atividades alusivas à Semana Municipal e Estadual do Livro.

A atividade de incentivo à leitura ocorre em abril para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato e, no dia 23, é celebrado o Dia Munidial do Livro e do Direito do Autor, data em que Miguel de Cervantes e William Shakespeare faleceram.

“O objetivo da atividade é criar e fortalecer o gosto pela leitura. As ações da semana irão contemplar a poesia, por meio de versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas chamadas de parlendas”, destaca a bibliotecária Susana Carrasco. “O tema foi escolhido em alusão a 45ª edição do Festival Internacional de Folclore, uma vez que as paralendas fazem parte da cultura folclórica. De 14 a 30 de julho, durante o evento cultural, as atividades realizadas na Semana do Livro ganharão um espaço para exposição no Museu Histórico Municipal do Parque Aldeia do Imigrante”, explica Susana.

A 12ª Semana do Livro de Nova Petrópolis deve atingir cerca de 310 alunos da rede de ensino do Município. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e é realizado pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Profª. Elsa Hoffstätter da Silva.

5º Sarau dos Amigos ocorre dia 26 de abril

Na quarta-feira, 26 de abril, às 19h ocorre o 5º Sarau dos Amigos na Biblioteca Pública Municipal. O sarau é marcado pelo encontro de artes e contém leituras de textos literários, declamações de poemas e apresentações musicais. “É um momento muito especial e singular que é desenvolvido com carinho pela equipe da biblioteca e do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis”, declara o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.