17:21 - 25 de Abril de 2017

Notícias

Meninos devem receber vacina contra o HPV em 2017
16-03-2017
Meninos devem receber vacina contra o HPV em 2017
O Ministério da Saúde disponibiliza, desde janeiro deste ano, a vacina contra o HPV para a população masculina, de 12 a 13 anos, na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, também foi disponibilizada a vacina contra a Meningite tipo C para meninos e meninas de 12 e 13 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Nova Petrópolis tem 750 meninos na faixa etária de 12 e 13 anos, que podem receber a vacina contra o HPV. Não haverá um Dia D para vacinação, as doses estarão disponíveis em todas as Salas de Vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também nas escolas. É necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação. Os pais que não permitirem a vacinação do seu filho devem assinar um Termo de Recusa.

O esquema vacinal contra HPV para os meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também a partir de 2017, serão incluídas na vacinação do HPV as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses. Atualmente, a faixa etária para o público feminino é de 9 a 13 anos. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus.

Em 2017, também foi disponibilizada a vacina contra a Meningite tipo C para meninos e meninas de 12 e 13 anos. O esquema vacinal é um reforço ou dose única, conforme situação vacinal. Atualmente, uma dose aos 3 meses, aos 5 meses e reforço aos 12 meses, podendo se estender até os 4 anos. A vacina contra a Meningite tipo C é segura e confere 93% de eficácia no 1º ano após a última dose, considerando todas as faixas etárias.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: