12:08 - 12 de Dezembro de 2017

Olimpíada da Literatura Infantil mobiliza crianças do município
23-10-2013
Olimpíada da Literatura Infantil mobiliza crianças do município
Na segunda-feira, 21 de outubro, teve início a 4ª Olimpíada da Literatura Infantil na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. Além da quarta edição da atividade cultural, também é realizada a 1ª Olimpíada da Literatura Especial. Organizadas pela Biblioteca Pública Municipal e contando com o apoio da Cooperativa Piá e das Escolas de Educação Infantil, as duas atividades são voltadas para os 585 alunos da rede de ensino infantil e os 32 da APAE de Nova Petrópolis. O objetivo das olimpíadas é criar e fortalecer o gosto pela leitura nas crianças.

As atividades da Olimpíada de Literatura Infantil são realizadas pela manhã e também à tarde na Biblioteca Pública Municipal, tendo como foco a importância da solidariedade. Como introdução, os alunos assistem a um vídeo educativo sobre os cuidados que se deve ter com os livros e também da preservação de locais de leitura. Após, os alunos seguem para outro espaço da Biblioteca onde assistem a peça “A galinha ruiva”, que tem como tema os malefícios da preguiça e da ociosidade, além de abordar a importância da solidariedade e da cooperação.

As provas da olimpíada são baseadas na peça que os alunos assistem. Logo após a apresentação, as crianças montam um quebra-cabeça da galinha ruiva e demais personagens, identificam personagens presentes na história e também produzem origamis da galinha ruiva. Todas as crianças que participam são premiadas com medalhas douradas de primeiro lugar, que contém o logo da Biblioteca e o nome da peça.