11/03/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Últimos dias do Verão no Jardim da Serra Gaúcha em Nova Petrópolis

Leitura, exposição de orquídeas e cinema ao ar livre serão atrações

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha encerra no próximo fim de semana. A programação dos próximos dias será um convite ao relaxamento, com leitura, exposição de orquídeas e cinema ao ar livre. Terça-feira, 12 de março, é o Dia Municipal de Incentivo à Leitura. A XXI Exposição Regional de Orquídeas de Nova Petrópolis será nos dias 16 e 17 de março. Domingo, 17 de março, ocorre o Ninho em Cena.

O Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores é celebrado em 12 de março e tem por objetivo tornar os munícipes cada vez mais dedicados à leitura. Entre flores e livros, a Praça das Flores receberá Baús da Leitura, projeto “Livro Sem Dono”, além de um espaço aconchegante para leitura e jogos de memória que lembram os clássicos da literatura infantil. Será na terça-feira, dia 12, das 14h às 17h, na Praça das Flores.

Segundo a bibliotecária Susana Carrasco, 12 de março foi instituído como Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores pelo Decreto nº 033/2010, em 26 de fevereiro de 2010. “As escolas, bibliotecas, livrarias, agências bancárias, o comércio e as indústrias são convidados a fazer suas atividades alusivas a esta data”, mobilizou Susana. A atividade é organizada pela Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. Mais informações: (54) 3281.2299.

A XXI Exposição Regional de Orquídeas de Nova Petrópolis será realizada nos dias 16 e 17 de março, na Rua Coberta. No sábado, das 12h às 21h; domingo, das 8h às 17h. A cerimônia de abertura oficial do evento será no sábado, às 14h. Durante todo o evento haverá comercialização de plantas de orquídeas, além de produtos típicos da região, como pães, cucas, embutidos, rapaduras, erva-mate, cerveja artesanal e lanches. No sábado, dia 16, às 16h, haverá curso de cultivo de orquídeas no palco do evento. O curso é aberto a quem tiver interesse, sem custo.

De acordo com a Associação Orquidófila de Nova Petrópolis, a expectativa é que a exposição receba, aproximadamente, 600 plantas e cerca de 150 expositores, vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O julgamento das melhores orquídeas expostas será no sábado, dia 16, das 10h às 12h, a cargo do quadro de juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos.

Para encerrar a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha em grande estilo haverá cinema ao ar livre com a paisagem inspiradora do Ninho das Águias ao fundo. Será no domingo, 17 de março, com show do Acústico Preto e Branco a partir das 18h e exibição do filme “Extraordinário” a partir das 20h30min. A entrada é franca, basta levar cadeira.

O filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que ele passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. A duração do filme é de 114 minutos e a classificação é 10 anos. Em caso de chuva o Ninho em Cena será cancelado.

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e conta com o apoio da Gula Alimentos. Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br. Acompanhe a cobertura fotográfica completa pela página de Nova Petrópolis no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/novapetropolisrs.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

Leitura – Adriana Monteiro Arrial/Arquivo | Comunicação PMNP