29/01/2019

SUSAF/RS é tema de encontro em Nova Petrópolis

Primeiro selo SUSAF/RS do Município foi entregue para a agroindústria Ovos Pinhalense durante o evento

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), promoveu um encontro de apresentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS), no dia 25 de janeiro. Mais de 30 pessoas participaram do evento exclusivo para agroindústrias de produtos de origem animal (ovos, queijo, mel, embutidos).

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; o deputado Estadual, Elton Weber; a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Nova Petrópolis, Camila Bonatto; representantes de entidades do meio e produtores do Município participaram do evento. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandelli; o médico veterinário do S.I.M. de Bento Gonçalves, Cristiano Selbach, e outros integrantes da comitiva da cidade que é case de sucesso no quesito agroindústrias e a proprietária de uma agroindústria de Gramado também participaram do encontro.

“O S.I.M. de Nova Petrópolis tem uma trajetória de trabalho muito importante no Município. Desde a criação da lei, propomos um serviço de auxílio aos produtores que buscam a garantia de segurança para trabalhar dentro da legalidade. Cada conquista é comemorada porque sabemos da importância do S.I.M. para cada agroindústria do Município. É um orgulho ver o Serviço de Inspeção Municipal dando tantos resultados positivos e realmente auxiliando os produtores de Nova Petrópolis a conquistarem seus sonhos e prosperarem com as suas iniciativas”, ressaltou o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima.

Nova Petrópolis possui equivalência ao SUSAF/RS desde 14 de novembro de 2018 e, no encontro, a médica veterinária que coordena o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Nova Petrópolis, Camila Bonatto, explicou os requisitos para a indicação ao SUSAF/RS. “Com esta conquista, as agroindústrias registradas no S.I.M. de Nova Petrópolis que estiverem de acordo com as exigências podem ser indicadas para aderir ao SUSAF/RS e, assim, comercializarem os produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul”, explica Camila.

Na oportunidade, o selo simbólico do SUSAF/RS foi entregue para a 1ª agroindústria de Nova Petrópolis. Com a conquista, a proprietária da granja avícola Ovos Pinhalense, Leoni Schmitt, pode comercializar os ovos produzidos na localidade de Pinhal Alto em todo o Estado. As coordenadoras do S.I.M. local, Camila Bonatto e Raquel Mesquista, comemoram a conquista com a produtora.

A lei do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) foi aprovada em novembro de 2017 e a médica veterinária foi contratada pelo Município em março de 2018. Em junho, a primeira agroindústria autorizada pelo S.I.M. de Nova Petrópolis foi inaugurada. Foi criada, também, a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (NovaMel), que pretende construir um entreposto de processamento de mel e mais uma agroindústria no Município.

O S.I.M. tem como objetivo realizar fiscalização industrial e sanitária, de todos os produtos de origem animal, preparados, que estejam à disposição para comercialização. A inspeção sanitária e industrial é de responsabilidade exclusiva da médica veterinária coordenadora do S.I.M. de Nova Petrópolis. A profissional também oferece assessoria às empresas e empreendedores para se adequarem às normas sanitárias exigidas em legislação, estimulando o desenvolvimento econômico destas empresas.

No site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br e na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.