20/03/2019

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Sinalizado envio de recursos para pavimentação total do Acesso ao Ninho das Águias

Emendas parlamentares e recursos da Prefeitura de Nova Petrópolis serão investidos na obra

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, recebeu do deputado estadual, Pepe Vargas, a notícia da indicação de uma emenda parlamentar de R$ 1.814.366,23, para asfaltamento do acesso ao atrativo turístico Ninho das Águias. O valor, sinalizado na época em que o parlamentar era deputado federal, somado a uma possível contrapartida de R$ 545 mil Prefeitura de Nova Petrópolis, seria suficiente para o asfaltamento total dos 4 quilômetros da via que, até o momento, possui 1,15 quilômetros pavimentados. O asfaltamento do acesso ao atrativo turístico, que teve início em fevereiro de 2018, foi dividido em quatro fases e a previsão é de um investimento de, aproximadamente, R$ 3 milhões.

Na primeira fase da obra, que consistiu na pavimentação de 880 metros da via, com início no topo do atrativo turístico, foram investidos R$ 544 mil, sendo R$ 523.334,18 provenientes do Ministério do Turismo, e R$ 20.665,82 de contrapartida da Prefeitura de Nova Petrópolis. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizou os trabalhos de detonação, escavação de encosta e preparação da base da via. A empresa Dalfovo, vencedora da licitação, foi a responsável pela finalização da base pelo asfaltamento.

Está em andamento a segunda fase da pavimentação, que prevê o asfaltamento de mais 554 metros da via. A empresa Brasfalto Pavimentação Ltda, que venceu o processo licitatório, concluiu 50% da obra até o momento. Assim como na primeira fase, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Petrópolis fez a detonação de rochas no trecho e preparação da base. R$ 390.390,40 é o valor total da segunda fase, sendo R$ 390 mil do Ministério do Turismo, conseguidos por meio de emenda parlamentar do deputado Pepe Vargas, e R$ 390,40 de contrapartida da Prefeitura de Nova Petrópolis.

O projeto da terceira fase da obra está em análise na Caixa Econômica Federal. A Administração Municipal aguarda a aprovação desse projeto para dar início ao processo licitatório dessa etapa, na qual serão pavimentados 317 metros da via. A terceira fase de pavimentação foi orçada em R$ 277.789,91, dos quais R$ 270.386,13 são recursos do Ministério do Turismo e R$ 7.403,78 são de contrapartida da Prefeitura de Nova Petrópolis.

A quarta e última fase da obra é referente ao trecho mais longo de pavimentação, com 2,2 quilômetros de extensão. Com o recurso de R$ 1.814.366,23, sinalizado pelo deputado Pepe Vargas, somado a R$ 545 mil de contrapartida da Administração Municipal, seria possível asfaltar o trecho final da via, completando, assim, a pavimentação de todo o acesso até o atrativo turístico.

Para o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, pavimentar o acesso ao Ninho das Águias seria uma conquista sem precedentes para o Turismo de Nova Petrópolis. “Graças à mobilização política que tivemos junto ao deputado Pepe Vargas, que não mediu esforços para nos auxiliar, estamos próximos de realizar um sonho antigo de toda a comunidade de Nova Petrópolis, asfaltar todo o acesso ao nosso Ninho das Águias. Com certeza, a conclusão dessa obra alavancaria ainda mais a cidade no cenário turístico. Essa seria, sem dúvidas, uma das maiores marcas dessa Administração Municipal, que tem como um de seus grandes propósitos consolidar Nova Petrópolis como um dos principais destinos turísticos do país e do mundo”, destacou o prefeito.

Acompanhe o andamento das obras de pavimentação do acesso ao Ninho das Águias no site oficial da Prefeitura de Nova Petrópolis, acessando o endereço www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página faceboook.com/novapetropolisrs você encontra fotos, vídeos e mais informações sobre as ações desenvolvida pela Administração Municipal.