20/02/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Quase 3 mil estudantes voltam às aulas dia 21 de fevereiro em Nova Petrópolis

Alteração no calendário Estadual motivou antecipação do início do ano letivo

O ano letivo de 2019 inicia dia 21 de fevereiro para cerca de 2.800 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio das Escolas Municipais e Estaduais de Nova Petrópolis. O Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor volta às aulas dia 25 e os alunos do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen retornaram dia 18 de fevereiro. Os professores da rede Municipal, Estadual e Particular de ensino participaram de capacitações para o início das aulas.

“Desejo um ótimo retorno às aulas para estudantes, professores, funcionários, supervidores e diretores. Que 2019 seja um ano repleto de conquistas e de conhecimento. Peço aos alunos que aproveitem as oportunidades e aos professores que cada vez mais tenham orgulho da sua profissão. Nova Petrópolis tem se destacado nos dados de ensino e isso é fruto do trabalho árduo de toda a rede de ensino”, enfatiza o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.

A volta às aulas foi antecipada devido à inclusão de quatro datas para formação dos professores durante o ano letivo no calendário escolar do Estado. “A Secretaria Estadual de Educação adicionou quatro datas para formação dos professores em 2019. Destes dias, dois serão recuperados em sábados e os outros dois são compensados nesta antecipação do início do ano letivo”, explica o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. “Decidimos unir a data da volta às aulas das escolas Municipais com as instituições Estaduais porque o transporte dos alunos é integrado”, reitera Lawrenz.

A Prefeitura de Nova Petrópolis disponibiliza 26 linhas de transporte escolar, além de passagens nos coletivos de transporte público. Os horários de saída e locais permanecem os mesmos de 2018. Alterações serão informadas com antecedência. Os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e Estaduais têm transporte escolar gratuito. Os alunos do Ensino Médio pagam uma taxa mensal de R$ 30 para utilizar o transporte escolar. Aqueles que não preencheram a ficha para o transporte escolar no ato da matrícula ou rematrícula devem procurar a escola para fazer a solicitação o quanto antes. Quando prontas, as carteirinhas serão encaminhadas para as escolas.

Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Nova Petrópolis as aulas no período da manhã ocorrem das 7h30min às 11h30min e, à tarde, das 13h às 17h; com exceção das Escolas Luiz Loeser e Augusto Guilherme Gaedicke. Na Luiz Loeser, à tarde, as aulas iniciam às 12h50min e encerram às 16h50min e na AGG, das 13h10min às 17h10min. “Esta diferenciação nos horários ocorre para viabilizar o transporte escolar dos alunos no intervalo do almoço”, esclarece o secretário Ricardo Lawrenz.

Professores recebem capacitações para ano letivo

Mais de 200 professores da rede municipal, estadual e particular de Nova Petrópolis iniciaram o ano letivo com a Jornada Pedagógica, nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Plenarinho da Acinp. A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; do secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, e o adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares; do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen e da vereadora Kátia Zummach; do presidente da Casa Cooperativa, Mario José Konzen; diretoras, supervisores, professores e demais autoridades.

A formação continuada 2019 contou com cinco palestras, peça teatral, apresentação de trabalhos e roda de conversa sobre temas importantes e motivacionais. Inclusão, bullying, autonomia em sala de aula, sonhos e ensino híbrido foram alguns dos assuntos abordados nas capacitações. A Jornada Pedagógica é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

De 11 a 14 de fevereiro, os professores dos Anos Iniciais e alguns dos Anos Finais das Escolas Municipais de Nova Petrópolis estiveram reunidos na Escola Otto Hoffmann, para a capacitação, analisando as competências e a progressão na nova Base Nacional Comum Curricular e discutiram sobre a metodologia pedagógica das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia. O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, desejou boas-vindas ao grupo na primeira atividade de volta às aulas dos professores e considerou ser primordial a integração e aproximação dos docentes dos Anos Iniciais com os Anos Finais.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, Nova Petrópolis está com as equipes diretivas definidas e com o quadro de professores organizado para o início do ano letivo. A Secretaria Municipal ainda aguarda alguns profissionais, como professor de português, supervisor, auxiliares e monitores, que já foram chamados e estão na fase de entrega de documentação.

Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.