01/02/2019

Nova Petrópolis representada na 1ª Assembleia IOV das Américas

Coordenador do Festival Internacional de Folclore e Rainha do Folclore Alemão participaram do evento no Maranhão

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis e coordenador geral do Festival Internacional de Folclore, Paulo Cesar Soares, e a Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann, representaram o evento, o Município e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) na 1ª Assembleia da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV) das Américas, de 24 a 27 de janeiro, em São José de Ribamar, no Maranhão.

O evento contou com a presença do prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Moura da Silva; da coordenadora do setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Isabel de Paula; do presidente IOV Seção Brasil, Clerton Vieira; do presidente da Comissão de Festivais de Folclore Internacionais, Gerrt Nijhof; do secretário geral da Organização Mundial de Artes Populares (IOV WORLD), Fabrício Cattaneo, e demais autoridades maranhenses, nacionais e de entidades culturais. Nova Petrópolis foi a única cidade do Rio Grande do Sul representada no encontro.

“A participação na 1ª Assembleia IOV das Américas foi muito importante. Conhecer as realidades culturais de outros países e suas peculiaridades, dialogar, trocar experiências e criar novas relações foram muito bem-vindos e se concretizaram com nossa participação no evento”, enfatiza o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. “A caminhada para a obtenção do título de Cidade Mundial do Folclore Internacional, então oferecida como indicação pelo presidente da IOV Seção Brasil, Clerton Vieira, exige muito esforço da nossa cidade, e neste evento avançamos mais um passo em relação a este objetivo. Também fica a tarefa de pensar ações que possam trazer a atenção da UNESCO de forma mais concreta para nossa cidade”, reitera.

Os representantes de Nova Petrópolis convidaram autoridades e participantes do evento para o 47º Festival Internacional de Folclore. Materiais de divulgação também foram entregues em atrativos turísticos e pontos históricos de São José de Ribamar e em São Luís. “Tive a oportunidade de entregar, em mãos, para cada um dos membros sênior da IOV World, um livro preparado pelo Departamento Municipal de Cultura que conta a história do maior evento cultural de Nova Petrópolis, especialmente criado para embasar os argumentos que sustentam nossa indicação ao título internacional que tanto almejamos”, ressalta Soares. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis ainda enfatiza que “o tempo de análise da solicitação é de, aproximadamente, três anos. Se for favorável, é possível que comemoremos os 50 anos do Festival Internacional de Folclore com a concretização deste sonho”.

A agenda dos representantes no Maranhão foi bem extensa, com dezenas de atividades culturais e sociais. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis e coordenador geral do Festival Internacional de Folclore, Paulo Cesar Soares, e a Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann participaram ativamente de toda a programação trazendo para Nova Petrópolis uma grande quantidade de novas informações que devem ser analisadas e, se aprovadas, incorporadas às atividades do Festival Internacional de Folclore pela nova comissão organizadora do evento que será formada em março.

“A I Assembleia IOV das Américas proporcionou uma grande troca de vivências culturais. Diferentes povos se reuniram em defesa de duas grandes causas: a cultura da paz e a preservação do folclore e das artes populares. Foi uma honra representar o Festival Internacional de Folclore e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis perante uma organização mundial tão estimada”, salienta a Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann.

O 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre de 19 de julho a 4 de agosto de 2019, na Rua Coberta e Praça das Flores. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Mais informações pelo fone (54) 3281-4064. Confira fotos e vídeos em www.facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore  e www.festivaldefolclore.com.br.

Fotos: Divulgação | Cultura PMNP

Legendas:

0102 – Secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis e coordenador geral do Festival Internacional de Folclore, Paulo Cesar Soares, e a Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann no evento

0107 – Representantes com o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Moura da Silva

0109 – Representantes com a coordenadora do setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Isabel de Paula

0112 – Representantes com o presidente da Comissão de Festivais de Folclore Internacionais, Gerrt Nijhof e com o secretário geral da Organização Mundial de Artes Populares (IOV WORLD), Fabrício Cattaneo

0114 – Representantes com o governador do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa e sua esposa Daniele Lima