28/12/2018

Nova Petrópolis recebe R$ 420 mil em recursos para fitoterapia

Investimentos são provenientes do Ministério da Saúde

O Programa Municipal de Plantas Medicinais de Nova Petrópolis, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, foi contemplado com R$ 420.506,82 do Ministério da Saúde. O recurso será utilizado na implementação de um laboratório de controle de qualidade, aquisição de insumos, contratação de profissionais para capacitação da equipe que atua na fitoterapia, realização de cursos de aprimoramento, dentre outras aquisições. Com as melhorias, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pretende, além de ampliar a oferta de chás na Rede de Atenção Básica, iniciar a produção de medicamentos fitoterápicos a partir das plantas medicinais.

Nova Petrópolis conquistou o recurso por meio de um projeto elaborado pelo diretor do setor de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Prefeitura de Nova Petrópolis, Giovan Camara, em parceria com a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lilian Almeida Fischer. De acordo com a Portaria nº 3.862, divulgada no Diário Oficial, Nova Petrópolis é uma das 11 cidades do Brasil que teve projetos selecionados e vai receber recursos destinados à estruturação e consolidação de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos.

Para a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, Nova Petrópolis é referência na Fitoterapia na Atenção Básica e tende a se destacar ainda mais nesse campo. “Esse programa beneficia muitas pessoas e necessitava de mais investimentos. Receber esse recurso vai nos possibilitar expandir a Fitoterapia na Atenção Básica. Teremos condições de adquirir novos conhecimentos e explorar ainda mais os benefícios das plantas medicinais”, destacou a secretária.

Segundo o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, o recurso conquistado comprova que a Administração Municipal desenvolve iniciativas que se destacam. “A Fitoterapia na Atenção Básica, projeto que rendeu o Prêmio Gestor Público para Nova Petrópolis, é um exemplo de que trabalhamos para oferecer sempre o melhor para o munícipe. Conquistamos esse recurso graças ao esforço de muitas pessoas, que desenvolvem esse programa fantástico em Nova Petrópolis e trabalham para que ele seja reconhecido e evolua”, disse o prefeito.

Criado em 2008, o Programa Municipal de Plantas Medicinais é baseado no cultivo, processamento e produção de chás derivados de dez tipos de plantas medicinais. Os chás, devidamente embalados e identificados, são entregues nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Nova Petrópolis, e podem ser receitados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Municipal de Plantas Medicinais é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o CETANP.