04/12/2018

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Natal no Jardim da Serra Gaúcha segue encantando em Nova Petrópolis

Cantata de Natal levará mais de 200 vozes ao palco da Rua Coberta

Nova Petrópolis valoriza suas manifestações artístico-culturais e as atrações locais são destaque na programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. No próximo fim de semana, o evento terá espetáculo de música e dança; Grande Coral de Nova Petrópolis; Cantata de Natal, com mais de 200 vozes; Momento Ecumênico e celebração do Dia da Bíblia no II Domingo de Advento, apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e Grupo Acordes.

A programação inica na sexta-feira, 7 de dezembro, às 20h, na Rua Coberta, com o espetáculo “As Quatro Estações”, estrelado por Danças Criativas Regina Nienow e Cia Essência Oriental, com a participação do Grupo Vocal de Picada Café. As coreografias e a direção são de Regina Nienow e Patrícia Nienow; o Vocal de Picada Café é regido pelo maestro Martim Altevogt.

O espetáculo “As Quatro Estações”, que reunirá cerca de 55 bailarinas, traz uma leitura sensível das características de cada estação do ano e a transição de uma para outra. Com uma trilha sonora ambientando cada momento percebe-se que, assim como podemos tê-las subdivididas durante um ano inteiro, também podemos tê-las em um único dia. Cada cena propõem momentos de reflexão sobre os sentimentos e sensações que cada temperatura remete. O espetáculo inicia pela ambientação dourada do outono, segue para a leveza delicada de flocos de neve do inverno. Em sequência, a primavera é pontuada por seu colorido e, finalizando a obra, o verão traz uma homenagem de Feliz Natal e Próspero Ano. O Grupo Vocal de Picada Café, que tem formação feminina e iniciou suas atividades em outubro de 2011, integra o espetáculo.

No sábado, 8 de dezembro, às 19h, a programação no palco da Rua Coberta inicia com a apresentação do Grande Coral de Nova Petrópolis, sob a regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos. Durante os meses de setembro, outubro e novembro integrantes de coros de Nova Petrópolis participaram dos Cursos de Técnica Vocal e Prática de Canto Coral, promovidos pela Administração Municipal. O resultado deste trabalho será apresentado ao público por 45 pessoas, que entoarão canções natalinas estudadas e ensaiadas durante o curso.

A tradicional Cantata de Natal também ocorre no sábado, 8 de dezembro, às 20h, na Rua Coberta. No palco do Natal do Jardim da Serra Gaúcha será realizada uma grande festa: a Festa de Aniversário de alguém muito especial. Uma linda história que será encenada pelos alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor e acompanhada musicalmente pelos coros infantis e infanto-juvenis de Nova Petrópolis, reunindo cerca de 215 vozes no palco do evento. As Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha, Coro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Augusto Guilherme Gaedicke, Coro da EMEF Otto Hoffmann, Coro do Colégio Frederico Michaelsen, Coro da EMEF Luiz Loeser, Coro Viva Voz da Escola Bom Pastor, Coro da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) 1º de Maio e EMEF Pedro Beck Filho terão o acompanhamento musical da Banda Com Ciência.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha também enaltece a religiosidade. No II Domingo de Advento, 9 de dezembro, a partir das 19h, no palco da Rua Coberta, o Dia da Bíblia será celebrado com apresentação do Coro da Igreja Assembleia de Deus e um teatro realizado pelos jovens da IECLB. Na oportunidade, ocorrerá, também, o lançamento do livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia São Lourenço Mártir e Paróquia São José Operário – Nova Petrópolis”, 19º livro de autoria do Padre Inácio Spohr. São narrativas relevantes sobre o desenvolvimento de Nova Petrópolis, por meio da ótica de padres e irmãos jesuítas que tiveram contribuição vital para o crescimento da cidade e da região do Vale do Caí.

Ainda no domingo, dia 9, a Banda Municipal de Nova Petrópolis e o Grupo Acordes apresentam o espetáculo musical “Instrumental e Vozes”, que destaca o melhor da música dos grandes intérpretes nacionais e internacionais. Além do repertório da Banda Municipal e Grupo Acordes, estão inclusas lindas canções natalinas para entrar no clima de Natal. A apresentação terá a participação de 23 músicos.

Feira de Natal - Weihnachtsmarkt

Os visitantes do Natal no Jardim da Serra Gaúcha também poderão garantir os presentes para familiares e amigos na Feira de Natal - Weihnachtsmarkt, feira de produtos natalinos semelhante a que ocorre na Alemanha, até o dia 23 de dezembro, das 9h às 21h, na Rua Coberta. São nove estantes, com opções em guirlandas, almofadas, botas, toalhas, trilhos de mesa, toalhas, jogos americanos, placas de madeira decorativas, bonecos de feltro, artesanatos natalinos, pratos, enfeites de árvore, ímãs, decoração de natal feitas em madeira, peças em madeira, peças em tecido com pinturas natalinas e biscoitos de mel.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha ocorre até 31 de dezembro de 2018, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Associação Rota Romântica. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITOS DAS FOTOS:

Decoração - Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP