10/12/2018

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Natal no Jardim da Serra Gaúcha enaltece a fé e emociona em Nova Petrópolis

Religiosidade marcou a programação do 3º fim de semana do evento natalino

O público que lotou a Rua Coberta e Praça das Flores no último fim de semana, dias 7, 8 e 9 de dezembro, viveu momentos de muita fé e emoção durante a programação do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. O evento teve espetáculo de música e dança; Grande Coral de Nova Petrópolis; Cantata de Natal; Momento Ecumênico e celebração do Dia da Bíblia no II Domingo de Advento; apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e do Grupo Acordes.

Autoridades Municipais prestigiaram a programação do último fim de semana. O prefeito Regis Luiz Hahn e a primeira-dama, Marion Spier Hahn; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, o secretário adjunto da pasta, Gilnei Mücke e vereadores assistiram as atrações do Natal no Jardim da Serra Gaúcha em Nova Petrópolis.

A programação teve início na sexta-feira, 7 de dezembro, trazendo muita graciosidade ao palco da Rua Coberta, com o espetáculo “As Quatro Estações”, estrelado por Danças Criativas Regina Nienow e Cia Essência Oriental, com a participação do Grupo Vocal de Picada Café. As coreografias e a direção foram de Regina Nienow e Patrícia Nienow; o Vocal de Picada Café foi regido pelo maestro Martim Altevogt.

O espetáculo “As Quatro Estações” reuniu cerca de 55 bailarinas e trouxe uma leitura sensível das características de cada estação do ano e a transição de uma para outra, com uma trilha sonora ambientando cada momento. Cada cena trouxe momentos de reflexão sobre os sentimentos e sensações que cada temperatura remete. O espetáculo iniciou pela ambientação dourada do outono, seguiu para a leveza delicada de flocos de neve do inverno. Após, a primavera foi pontuada por seu colorido e, finalizando a obra, o verão trouxe uma homenagem de Feliz Natal e Próspero Ano. O Grupo Vocal de Picada Café integrou o espetáculo trazendo musicalidade à programação.

No sábado, 8 de dezembro, o público lotou a Rua Coberta e Praça das Flores para assistir o Grande Coral de Natal e a tradicional Cantata de Natal. O Grande Coral de Nova Petrópolis, sob a regência de João Paulo Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos, abriu o palco do evento na noite. Durante os meses de setembro, outubro e novembro integrantes de coros de Nova Petrópolis participaram dos Cursos de Técnica Vocal e Prática de Canto Coral, promovidos pela Administração Municipal. O resultado deste trabalho foi apresentado ao público por 45 pessoas, que entoaram canções natalinas estudadas e ensaiadas durante o curso.

Após, a tradicional Cantata de Natal trouxe ao Natal do Jardim da Serra Gaúcha uma grande festa: a Festa de Aniversário de alguém muito especial. Uma linda história encenada pelos alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor e acompanhada musicalmente pelos coros infantis e infanto-juvenis de Nova Petrópolis, reunindo cerca de 215 vozes. As Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha, Coro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Augusto Guilherme Gaedicke, Coro da EMEF Otto Hoffmann, Coro do Colégio Frederico Michaelsen, Coro da EMEF Luiz Loeser, Coro Viva Voz da Escola Bom Pastor, Coro da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) 1º de Maio e EMEF Pedro Beck Filho tiveram o acompanhamento musical da Banda Com Ciência.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha enalteceu a religiosidade no domingo, 9 de dezembro, na Rua Coberta. Houve o lançamento do livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia São Lourenço Mártir e Paróquia São José Operário – Nova Petrópolis”, 19º livro de autoria do Padre Inácio Spohr, que traz narrativas relevantes sobre o desenvolvimento de Nova Petrópolis, por meio da ótica de padres e irmãos jesuítas que tiveram contribuição vital para o crescimento da cidade e da região do Vale do Caí.

Durante o II Domingo de Advento, integrantes da equipe ecumênica trouxeram palavras de fé e esperança para celebrar o Dia da Bíblia. O momento contou com a participação do Pastor Elton Rein, do Pastor Ederson Vorpagel, da Pastora Marcielle Jung, do Pastor Giovane Hoffmann, do Pastor Vanderlei Vieira e, representando o Padre Milton Zilles, Ari Hillebrand, que trouxeram mensagem de reflexão e amor à Deus. A celebração do Dia da Bíblia contou ainda com a apresentação do Coral da IECLB, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, encenação do grupo de jovens Impacto, da Igreja Batista e apresentação da Igreja Evangélica Cristianismo Decidido.

Finalizando a programação natalina do último fim de semana, a Banda Municipal de Nova Petrópolis e o Grupo Acordes apresentaram o espetáculo musical “Instrumental e Vozes”, destacando o melhor da música dos grandes intérpretes nacionais e internacionais e lindas canções natalinas que emocionaram o público. A apresentação teve a participação de 23 músicos.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha prossegue até 31 de dezembro de 2018, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Associação Rota Romântica. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP