15/02/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e Planejamento Estratégico de Nova Petrópolis

Empresa contratada pela Casa Cooperativa recebeu um panorama geral do Município em reunião na Prefeitura

O prefeito de Nova Petrópolis em Exercício, Charles Paetzinger; secretários Municipais e adjuntos, e servidores públicos participaram da 1ª reunião com a Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente, empresa responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e Planejamento Estratégico de Nova Petrópolis contratada pela Casa Cooperativa, nos dias 13 e 14 de fevereiro, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

O encontro integra a 1ª fase do planejamento de trabalho da empresa responsável. Os representantes das Secretarias Municipais explicaram e mostraram leis, decretos, índices, estatísticas de educação, saúde, saneamento, habitação, urbanismo, agricultura; planos em vigor e empreendimentos futuros para oferecer à Consultora Cepa um panorama geral de Nova Petrópolis que servirá para elaboração do diagnóstico inicial do Município.

No dia 5 de fevereiro, o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, assinou o termo de cooperação com a Casa Cooperativa para conjugação de esforços para elaboração do plano. O Poder Público contribui com R$ 200 mil para planejar de forma ordenada o desenvolvimento e futuro da cidade. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 400 mil na elaboração deste projeto para Nova Petrópolis.

Na quarta-feira, 13 de fevereiro, a Casa Cooperativa, proponente do Plano de Mobilidade Urbana e Planejamento Estratégico do Município de Nova Petrópolis, em conjunto com a Prefeitura Municipal e iniciativas privadas, assinou o contrato com a Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente, à noite, no Gastropub Edelbrau.

Nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, a empresa responsável promoveu um encontro para a comunidade sanar dúvidas sobre o Plano de Mobilidade Urbana e Planejamento Estratégico do Município de Nova Petrópolis, no Plenarinho da Acinp. Durante o processo de elaboração do plano, projetado para sete meses, diversas oficinas com a comunidade serão promovidas. A primeira delas deve ocorrer na 3ª semana de março, com data a ser confirmada.

Neste encontro, a Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente apresentou alguns projetos de sucesso que realizou em diversos países e estados brasileiros. O case de Gramado também foi utilizado como exemplo de metodologia que deve ser implementada em Nova Petrópolis. De forma direta, o arquiteto da Consultora Cepa, Dr. Ruben Pesci, citou conflitos e potencialidades da cidade que já foram percebidas pela equipe. O profissional ainda destacou a seriedade com que este projeto será conduzido e que aqueles interessados em propor ideias são bem-vindos nos encontros.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, enalteceu que “este não será mais um projeto da Prefeitura Municipal e sim da comunidade de Nova Petrópolis. É preciso engajamento de todos para elaboração das estratégias para o futuro da cidade. No início do processo, o Poder Público é a primeira fonte para que a empresa tenha um panorama geral do Município. Mas, conforme a programação da Consultora Cepa, as fases do plano irão envolver toda a comunidade e entidades de maneira igual”. Staudt ainda fomentou que, com o projeto, a Prefeitura irá atender a exigência do Governo Federal de o Município possuir um Plano de Mobilidade Urbana e ainda atenderá as demandas levantadas pelo Projeto Nova 2050.

De acordo com o Plano de Trabalho, a 1ª fase contém quatro etapas e a 2ª fase possui seis. A previsão é de que, em setembro de 2019, esteja concluída a 2ª fase, com a entrega do Plano de Mobilidade Urbana de Nova Petrópolis. Os parâmetros para avaliação das metas serão: acompanhamento da aplicação do diagnóstico local; análise da elaboração de estratégias políticas de Estado; agenda estratégica de desenvolvimento sustentável; acompanhamento da aplicação de pesquisas e levantamentos; instrumentalização da análise; análise dos problemas e de propostas e simulações, e efetivação e entrega do Plano de Mobilidade Urbana de Nova Petrópolis.

O calendário de realização das oficinas públicas com representantes e lideranças da comunidade será divulgado conforme as datas forem sendo definidas pela Cepa e pela Casa Cooperativa. A participação de diferentes segmentos da sociedade nestes momentos públicos, expondo os problemas e propondo ideias, fará com que o projeto atinja seu objetivo de pertencer a comunidade para que se concretize ao longo dos anos.

Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.