Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
20/06/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Festival Internacional de Folclore é lançado em Nova Petrópolis

Município é a cidade da diversidade cultural durante os 17 dias de evento...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Nova Petrópolis lançou oficialmente o 45º Festival Internacional de Folclore nesta segunda-feira, 19 de junho, no Property Eventos. Imprensa, autoridades e convidados conheceram as novidades do maior evento cultural da Serra Gaúcha em uma atmosfera de festa e emoção. De 14 a 30 de julho, a diversidade cultural chega aos palcos do Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo.
Nova Petrópolis é referência em cultura no País. Muito se deve ao Festival Internacional de Folclore, evento que iniciou evidenciando a cultura local, e chega a sua 45ª edição como um dos principais atrativos culturais da Serra Gaúcha. De 14 a 30 de julho de 2017, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. Como defende o tema da 45ª edição, “Nossa bandeira é a diversidade”.
O prefeito Regis Luiz Hahn, durante discurso em que tirou o chapéu aos folcloristas pioneiros do Festival de Folclore, desejou que “possamos levar adiante toda esta riqueza, com o mesmo cuidado e carinho com que ela chegou até nós, desta mesma forma, entregando aos que vierem depois. Agradeço a honra de mais uma vez fazer o lançamento oficial deste evento, que é o carro chefe da cultura do Município, que é um dos mais destacados eventos culturais do Estado, que é referência para festivais de todo Brasil e cada dia se torna mais conhecido no mundo”, enalteceu o prefeito Lelo.
Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com 10 grupos folclóricos internacionais, oito nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia.
As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi fizeram uma viagem pelo país e pelo mundo apresentando as delícias, os ritmos e as peculiaridades dos grupos visitantes que abrilhantarão a 45ª edição, convidando a todos para conhecerem a grande festa de integração entre os povos que estarão em Nova Petrópolis durante o evento.
Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 45º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o acendimento da Chama Folclórica; os desfiles de integração; o baile infantil; os tradicionais jogos germânicos, tais como, chopp em metro, arremesso de chopp, serrar o tronco, cabo de força e debulhar o milho; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Folcloristas”; entre outras atrações.
O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares defendeu o tema da edição 2017, “Nossa bandeira é a Diversidade”. “Vamos tornar o Festival Internacional de Folclore mais pessoal, aproximando-o das pessoas para que cada bandeira esteja representada no evento que reúne as mais diversas culturas”. Soares declarou, ainda, que o diferencial da 45º Festival Internacional de Folclore é o espetáculo “Folcloristas”, que irá valorizar e contar a história das pessoas que fizeram o festival de Nova Petrópolis durante 45 edições. O espetáculo “Folcloristas” ocorrerá na abertura e encerramento do evento.
Mais de 20 estandes com artesanato das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 45º Festival Internacional de Folclore. A gastronomia também estará presente no evento. Como atividades paralelas, as Panelas da Diversidade, oficinas de gastronomia; Mãos da Diversidade, oficinas de artesanato; Jogos da Diversidade, jogos germânicos com os grupos participantes do evento e as Oficinas Técnicas de Dança, oficinas de dança para grupos participantes.
Nova Petrópolis se prepara para mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 100 mil pessoas ao longo do evento.
O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Prefeitura de Nova Petrópolis e Secretaria de Estado da Cultura. O evento que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica e Banco do Brasil; e é financiado pelo Pró-Cultura RS e Ministério da Cultura. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Suibom, Brombatti, Sicredi e Banrisul.

Fotos: Mauro Stoffel

Fonte:

Outras Notícias