05/02/2019

46ª edição do evento foi realizada na localidade de Linha Araripe

Festa do Figo de Nova Petrópolis atraiu 12 mil visitantes

46ª edição do evento foi realizada na localidade de Linha Araripe

Os produtores de figo de Nova Petrópolis e a comissão organizadora comemoram o sucesso da 46ª edição da tradicional Festa do Figo de Nova Petrópolis. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, atraiu cerca de 12 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de adquirir cerca de 1,1 tonelada de figo, de acordo com a organização do evento. Shows musicais e apresentações culturais também foram atrações da festa, que teve sua abertura oficial na manhã de sábado, 2 de fevereiro, e contou com a presença de autoridades Municipais e Estaduais.

A Banda Municipal, que tocou hinos e clássicos da música, foi destaque na abertura oficial do evento, ocorrida em meio aos estandes de produtos coloniais, artesanato, chopp, maquinário e implementos agrícolas, automóveis e flores, além dos espaços de exposição e venda de figo in natura e produtos derivados da fruta. Cerca de 450 expositores de figo e outras frutas e verduras da região comercializaram sua produção.

O prefeito Regis Luiz Hahn, acompanhado da primeira-dama do Município, Marion Spier Hahn, enalteceu o setor primário de Nova Petrópolis em seu discurso. “Para termos um Município desenvolvido é necessário fortalecer o setor primário. Nós, da Administração Municipal, temos consciência disso e não medimos esforços para oferecer auxílios e melhorias ao nosso homem do campo. Essa grandiosa Festa do Figo demonstra que um trabalho valorizado pelo Poder Público e feito com afinco pelo produtor rural, resulta em ganhos para todos”. destacou o prefeito.

Para o representante da Comissão Organizadora da 46ª Festa do Figo, Jonas Gottschalk, o evento prospera graças ao trabalho dos produtores rurais. “Devemos exaltar o esforço de todos os envolvidos nessa grande festa. Tudo começa nas lavouras e plantações de figo, nas quais nossas famílias de produtores se esforçam para que a colheita seja cada ano melhor. Todo esse trabalho, aliado ao comprometimento dos voluntários da Festa do Figo, tornam esse evento grandioso”, ressaltou.

Também marcaram presença na abertura da festa, o deputado Estadual Elton Weber, que representou a Assembleia Legislativa do RS; o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAG/RS), Carlos Joel da Silva; a gerente Regional da EMATER de Caxias do Sul, Sandra Dalmina; o presidente da Cooperativa Piá, Jeferson Smaniotto; o presidente da Cooperativa Sicredi, Tiago Schmidt; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Oliveira; o adjunto da pasta, Pedro Canísio Schneider; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen e o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, Adelcio Fattori.

Após os discursos, as autoridades, acompanhadas da Rainha Ketrin Ananda Kich e das princesas Aline Marcon e Tânia Carine Näher, descerraram a fita inaugural do espaço de exposição da Festa do Figo 2019. As variedades de figo Pingo de Mel, Negrito e Roxo de Valinhos chamaram a atenção do público que visitou o espaço, no qual estavam expostos os frutos escolhidos como os melhores da safra do ano. Em seguida, foi servido o tradicional almoço da festa. Foram vendidos 2.462 cartões de almoço.

A tarde de sábado seguiu com as apresentações dos Grupos de Danças Edelweiss e Sonnenschein e do CTG Pousada da Serra, que animaram o público apresentando o folclore alemão e a cultura gaúcha. No domingo, a Festa do Figo contou com celebração ecumênica e a domingueira, na qual se apresentaram as bandas Céu e Cantos, Munique e Porto do Som.

A 46ª edição da Festa do Figo foi uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe; contou com o patrocínio de Banrisul, Sicredi e Cooperativa Piá e com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Marcelo Moura | Comunicação PMNP