conteúdo do menu
conteúdo principal
07/03/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva comemora 25 anos

Nova Petrópolis celebrou a data com intensa programação festiva e cultural

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Exposições, contação de histórias, homenagens, palestra, encontro de bibliotecários e piquenique foram programações realizadas para enaltecer a história da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, que completou 25 anos em 2019. As atividades comemorativas foram realizadas de 24 de fevereiro a 1º de março, em Nova Petrópolis.

A Câmara Municipal de Vereadores prestou uma homenagem aos 25 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, na sessão legislativa do dia 25 de fevereiro. Os vereadores Jerônimo Stahl Pinto e Cláudio Antônio Gottschalk propuseram a deferência. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, e a bibliotecária, Susana Carrasco, receberam a placa em homenagem ao aniversário. Leitores, voluntários e servidores da Biblioteca Pública Municipal e Departamento de Cultura prestigiaram a solenidade.

As comemorações do aniversário de 25 anos da Biblioteca Pública Professora Elsa Hofstätter da Silva também contaram com a palestra "A Literatura como Resistência", ministrada pelo ex-patrono da Feira do Livro de Nova Petrópolis, Uili Bergammín Oz. Antes da atividade, realizada em 26 de fevereiro, o Departamento de Cultura e a equipe da Biblioteca homenagearam os escritores da cidade com a entrega de menções honrosas por suas contribuições com o meio literário. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, conduziu as atividades.

A Biblioteca Pública Municipal Elsa Hofstätter da Silva completou 25 anos no dia 27 de fevereiro. Para comemorar a data, as equipes do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública, realizaram um ato oficial que contou com música, bolo de aniversário e o lançamento da republicação do livro "Teatrinho Infantil", da autora Elsa Hofstätter da Silva. Autoridades Municipais e comunidade marcaram presença na cerimônia.

“No ano em que a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis, comemora 25 anos de existência, desejamos homenagear a pessoa que muito nos honra em sua denominação. A professora, também conhecida como Dona Elsa, foi uma das pessoas mais importantes da cidade. Mulher de fibra, a altura de sua missão, ensinou toda uma geração que se transformaria no pilar de Nova Petrópolis. Para tanto, republicamos a obra lançada pela autora em outubro de 1958, três anos após a emancipação do Município de Nova Petrópolis. É uma compilação de peças teatrais que a autora criava e ensinava. Os textos mantêm o linguajar da época, tal qual a obra original. Esperamos que a nova geração se deleite ao ler as peças teatrais e viaje no tempo, para uma época onde a cultura era vivida sem o teclado de um computador ou o toque digital de um celular. Ao contrário, era vivida e sentida por quem escrevia, lia e ensinava”, declarou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, ao enaltecer a importância do livro republicado.

Na quinta-feira, 28 de fevereiro, durante as atividades alusivas aos 25 anos da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva teve contação da história "Festarola na Biblio" para alunos da E.M.E.I. Construindo o Saber; oficina de Origami com Neusa Kneib; exposição de fotografias de Rubens Leite e o 7º Encontro das Bibliotecas da Rota Romântica, com mediação da bibliotecária Cristina Arruda, de Farroupilha, sobre o tema "Plataforma Recode para bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura".

As comemorações alusivas aos 25 Anos da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva encerraram no dia 1º de março. Um piquenique reuniu os alunos que tiveram seus textos selecionados e publicados por meio do Projeto Escritores do Amanhã. Os alunos foram recepcionados com boa música, interpretada pela professora Eliara; leram trechos de sua autoria no livro e degustaram um lanche. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, conversou com os jovens sobre a história da biblioteca, especialmente, sobre Dona Elsa. Os Escritores do Amanhã foram presenteados com o livro "Teatrinho Infantil", de Elsa Hofstätter da Silva, republicado em homenagem ao aniversário da Biblioteca Pública Municipal.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Quem foi Elsa Hofstätter da Silva:

Elsa Hofstätter da Silva nasceu em 1º de maio de 1891, em Nova Palmira, São Leopoldo. Filha de Teobaldo Hofstätter e Elisabeth Hofstätter (alemã), casada com Eduardo Gomes da Silva (português) e mãe de Íris e Edla.

Foi professora, musicista, exímia pianista, teatróloga e escritora. Autora dos livros “Teatrinho Infantil” e “Aventuras de Janjica”. Foi cofundadora e diretora do “Ginásio da Paz”, da IECLB, em Porto Alegre. Mudou-se para Nova Petrópolis após sua aposentadoria. Exerceu intensa atividade social, criou o grupo teatral "Amigos da Alegria", o qual encenou inúmeras peças de sua autoria, com grande sucesso. Teve participação nas comemorações do primeiro Centenário de Nova Petrópolis, em 1958, fazendo parte da Comissão dos Festejos. Compôs letra e música do Hino de Nova Petrópolis. Escreveu, em virtude do centenário, uma peça em alemão, da qual, infelizmente, não existe cópia. Fez parte da Comissão de Frente para arrecadação de fundos para as obras do Hospital Nova Petrópolis. Foi "domadora" (dama de honra) do Lions Clube, onde compôs o Hino Leonístico de Nova Petrópolis.

Faleceu em 24 de outubro de 1966, em Nova Petrópolis. A morte causou profunda tristeza na comunidade. Foi sepultada no Cemitério Evangélico de Porto Alegre.

Em 26 de julho de 1990 foi promulgada a Lei nº 1.192/90, que criou a “BIBLIOTECA PÚBLICA PROFESSORA ELSA HOFSTÄTTER DA SILVA”, homenageando esta mulher a frente do seu tempo.

 

Banco de Livros Didáticos:

A equipe da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva organizou o “Banco de Livros Didáticos”, com livros novos e usados oriundos de doação. As doações são de alunos, pais, professores e até escolas. Este material será repassado para a comunidade também por meio da modalidade doação. “A ideia é dar um destino para as doações recebidas e promover o acesso gratuito ao livro e a leitura”, disse a bibliotecária, Susana Carrasco.

O novo espaço foi inaugurado em 27 de fevereiro, no aniversário de 25 anos da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. A equipe da Biblioteca fez a triagem, higienização e classificação dos livros, que foram ordenados nas estantes por disciplina: português, matemática, geografia, história, ciências, entre outros. “De forma descomplicada os livros foram colocados em exposição, proporcionando aos interessados a oportunidade de pegar e levar o livro”, explicou Susana.

 

Mangateca e Gibiteca

Biblioteca de Mangás e Gibis é um projeto que tem como objetivo principal incentivar a leitura de crianças e adolescentes. A intenção é despertar o interesse pela leitura com os quadrinhos, que contém uma linguagem prática, colorida e com textos curtos, o que prende a atenção da criança, fazendo enriquecer a sua criatividade. “Temos, aproximadamente, 61 HQ, 164 mangás, 1.300 gibis”, contabilizou a bibliotecária. Este espaço também foi inaugurado durante a semana comemorativa aos 25 anos da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: salvos junto ao título das imagens

Outras Notícias