17/01/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Administração Municipal reforça Ordem de Serviço da Saúde em Coletiva de Imprensa

Prefeito e secretários reforçaram e esclareceram principais pontos da medida adotada

Representantes de todos os veículos de comunicação de Nova Petrópolis compareceram à Coletiva de Imprensa, realizada pela Administração Municipal no dia 14 de janeiro, com o objetivo de reforçar e esclarecer a Ordem de Serviço que proíbe o uso de veículos para o traslado de servidores, estagiários e residentes da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social até às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde atuam. O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, conduziram a coletiva e responderam perguntas referentes às novas regras instituídas por meio da Ordem de Serviço, que passou a vigorar em 2 de janeiro.

Entre os pontos reforçados pela Administração Municipal, estavam as questões de uso dos carros públicos para a condução dos servidores públicos até as Unidades Básicas de Saúde. Essa prática acabava gerando atrasos na abertura, bem como o encerramento das atividades antes do horário determinado nas UBSs do interior. A proibição do uso dos carros para o traslado de funcionários acabou por corrigir outro problema: a coleta do  lixo contaminado, que antes era deslocado das UBSs até a Secretaria de Saúde nos veículos das equipes, passará a ser feita por empresa especializada e será recolhido diretamente nas UBSs

A Administração Municipal também destacou que existem algumas situações que ainda precisam ser ajustadas, como a falta de transporte público para a UBS do Pinhal Alto. Nesse caso específico, funcionários ainda são levados com veículos públicos para a UBS, pois, a prioridade é garantir o bom atendimento no Posto de Saúde. Outra questão abordada foi a dos integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam em mais Unidades Básicas de Saúde no mesmo dia. Esses profissionais utilizam o veículo exclusivo do NASF para realizar os atendimentos.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, destacou que a Ordem de Serviço foi instituída propositalmente no período das férias, no qual as Unidades Básicas de Saúde possuem um número menor de atendimentos. “É importante a compreensão de que estamos cientes das implicações da Ordem de Serviço. Teremos tempo até o início de março para nos adequarmos a esse novo cenário, que apresenta algumas situações pontuais que serão ajustadas”, reforçou a secretária, citando como exemplo o remanejo das auxiliares de serviços gerais, que atuam em mais de uma Unidade Básica de Saúde, para evitar o transporte de carro desses profissionais.

De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, a medida adotada pela Administração Municipal deveria ter sido instituida há mais tempo. “Deveríamos ter feito isso ainda em 2013, logo que assumimos a Administração Municipal. Digo isso com toda convicção, pois, está baseada nos princípios da legalidade, moralidade, economicidade, impessoalidade e igualdade entre os servidores públicos. Acredito que Nova Petrópolis era a única cidade que tinha essa prática e resolvemos alterar isso, fazer da forma correta. Hoje os Postos de Saúde abrem e fecham nos horários certos, ou seja, foi uma melhoria imediata no atendimento à população”, ressaltou o prefeito.

O secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt e a secretária de Administração, Debora Débora Schwantes de Braga, assim como o assessor jurídico da Prefeitura de Nova Petrópolis, Rodrigo Spier, contribuíram com informações sobre os aspectos legais e financeiros da Ordem de Serviço.

Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra vídeos, fotos e fica por dentro de todas as notícias da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis.