10:44 - 25 de Março de 2017

Jardim da Serra Gaúcha

Nova Petrópolis. Um destino belo e convidativo o ano inteiro

Para qualquer lado que se lance o olhar, a paisagem surpreende. Assim configura-se Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha, uma cidade com cerca de 19 mil habitantes e que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio do sotaque alemão, dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural.

A preservação e a manutenção dos costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal, na região serrana do Rio Grande do Sul. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros turísticos como o Pequeno Imigrante Alemão, Roteiro Alemães do Sul e o Recanto dos Pioneiros retratam esta história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas.

Além do turismo histórico-cultural que proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, Nova Petrópolis possui a natureza a seu favor. Os pontos turísticos naturais como o Ninho das Águias, o Panelão, o Paredão Malakoff, o Vale do Caí e o vasto interior direcionam o município ao turismo ecológico e de aventura.

O clima subtropical e as suas variações de altitude determinam grandes diferenças de temperatura nas diversas regiões do município. Nos vales, o verão é quente e úmido. Já o inverno apresenta um frio intenso. Nas regiões mais elevadas o calor pode ultrapassar os 30º C e no inverno o frio fica abaixo de 0º C, com ocorrência de geadas e até neve, fatores que encantam os turistas.

Nos meses do outono e inverno, as cores, o perfume e o encantamento dos jardins e praças floridas que fazem de Nova Petrópolis o Jardim da Serra Gaúcha, contrastam com os tons neutros dos meses de frio. O plátano e suas folhas coloridas caídas no chão tornam o passeio ainda mais romântico e convidativo.

Já nos meses mais quentes como a Primavera e o Verão, as cores, o perfume das flores e a paisagem privilegiada trazem os amantes da natureza e das atividades ao ar livre para Nova Petrópolis. Na época em que mais se cultiva o corpo perfeito são oferecidas diversas atividades esportivas e, para os que buscam a tranquilidade para ter o descanso merecido, Nova Petrópolis possui os recantos perfeitos para buscar a sintonia do corpo com a alma.

Esta diversidade do clima, aliada a farta gastronomia e a rede hoteleira aconchegante, proporcionam a realização de variados eventos durante o ano todo, que trazem mais de um milhão de visitantes por ano a Nova Petrópolis. Entre os eventos já característicos da cidade estão o Verão no Jardim da Serra Gaúcha, que apresenta uma alternativa diferente do litoral, o encantamento da Magia da Páscoa, o Festimalha, a maior feira de pronta entrega de malha tricot no sul do País, o Festival Internacional de Folclore, que integra os costumes alemães à cultura de outros povos, o colorido das flores e jardins do Frühlingsfest – Festival da Primavera e a religiosidade do Natal em Cores.

Atravessada pela RS 235, Nova Petrópolis está localizada a pequenas distâncias de grandes centros do Rio Grande do Sul. A cidade fica a 35 km de Caxias do Sul e Gramado, a 56 km de Novo Hamburgo e a 100 km de Porto Alegre.

Assim é Nova Petrópolis. Uma cidade de braços abertos para quem busca a beleza, bem estar, descanso, diversão ou até mesmo uma cidade tranquila para residir.

Texto de Vanessa Birk
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: