19:08 - 25 de Outubro de 2014
Em Nova Petrópolis 100% da população é alfabetizada

Passeios escolares
Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha, orgulha-se da qualidade de educação oferecida aos munícipes. Escolas de Educação Infantil, escolas de ensino fundamental sendo uma de turno integral, ensino médio, ensino particular, ensino técnico, Educação para Jovens e Adultos e faculdade fazem com que o Município, com aproximadamente 18 mil habitantes, seja 100% alfabetizado.

Em julho deste ano, Nova Petrópolis recebeu o certificado de Município Alfabetizado. Para o Prefeito Luiz Irineu Schenkel a educação sempre foi prioridade em todos os seus mandatos. “Eu acredito que a educação seja realmente a base para uma sociedade melhor, mais justa e com menos desigualdades sociais”, destaca ele.

Conforme a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ladi Senger, “nós temos este controle graças aos agentes de saúde que nos ajudam a monitorar. Temos sim algumas pessoas de mais idade que não são alfabetizadas, mas as mesmas não possuem condições de voltar à sala de aula”, destaca Ladi.

A Administração Municipal investe constantemente na qualidade de ensino oferecido aos alunos. Construção de novas escolas de Educação Infantil para atender 100% da demanda, reformas e ampliação de escolas, transporte escolar, auxílio de 50% no transporte dos universitários para universidades da região e constante qualificação dos professores são alguns dos fatores que garantem a qualidade do ensino.

Ladi ainda acrescenta que os alunos de Nova Petrópolis recebem diversos incentivos para que não abandonem os estudos, como práticas esportivas com participação em olimpíadas e jogos em nível municipal e estadual, aulas de alemão da Educação Infantil ao Ensino Médio, aulas de inglês e espanhol em algumas escolas, aulas de tcheco e alemão gratuitas para toda a comunidade, oficinas de teatro, música, danças folclóricas, informática, artesanato, entre outras.

Além disso, os alunos possuem acesso a diversos recursos didáticos para o seu aprendizado. Todas as escolas de Nova Petrópolis possuem acervo bibliográfico e computadores nas suas escolas, sendo inclusive, algumas abertas à comunidade.

O incentivo à leitura também é desenvolvido através de diversos projetos. O projeto Autor nas Escolas leva o escritor para dentro da sala de aula e o projeto Pequeno Escritor possibilita aos alunos da 4ª série / 5º ano do Município escreverem um livro sobre o meio Ambiente que será publicado durante a 18ª edição da Feira do Livro.

O Município ainda é constantemente contemplado com ações e programas do governo estadual e federal. Em breve, as escolas municipais receberão mais cinco laboratórios de informática, cerca de 80 computadores, através do programa PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) e quatro salas de atendimento especializado com recursos multifuncionais, materiais didático-pedagógicos e recursos de acessibilidade.

Apesar de o Município receber em breve estas salas, Nova Petrópolis já possui implantado o Centro de Saúde Educacional com atendimento especializado para alunos com dificuldades de aprendizado. A equipe é formada por uma psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga que fazem os atendimentos na Assistência Social.

Atualmente Nova Petrópolis possui 1.417 alunos na rede municipal, 1.838 na rede estadual e 510 alunos na rede particular de ensino. Além destes, 225 pessoas cursam as faculdades de contábeis e administração na Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis e 534 estudantes deslocam-se para as universidades da região. Os cursos mais procurados pelos universitários de Nova Petrópolis são Pedagogia, Administração de Empresas e Direito, sendo a Universidade de Caxias do Sul a mais procurada.
Práticas esportivas dos alunos oficinas

1º Ciclo Concurso Ecológico será realizado em Nova Petrópolis

Incluir em Favoritos 2014 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha WebDe Tecnologia
Map" id="Map">