16:36 - 22 de Agosto de 2014
Em Nova Petrópolis 100% da população é alfabetizada  
 
Passeios escolares
Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha, orgulha-se da qualidade de educação oferecida aos munícipes. Escolas de Educação Infantil, escolas de ensino fundamental sendo uma de turno integral, ensino médio, ensino particular, ensino técnico, Educação para Jovens e Adultos e faculdade fazem com que o Município, com aproximadamente 18 mil habitantes, seja 100% alfabetizado.

Em julho deste ano, Nova Petrópolis recebeu o certificado de Município Alfabetizado. Para o Prefeito Luiz Irineu Schenkel a educação sempre foi prioridade em todos os seus mandatos. “Eu acredito que a educação seja realmente a base para uma sociedade melhor, mais justa e com menos desigualdades sociais”, destaca ele.

Conforme a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ladi Senger, “nós temos este controle graças aos agentes de saúde que nos ajudam a monitorar. Temos sim algumas pessoas de mais idade que não são alfabetizadas, mas as mesmas não possuem condições de voltar à sala de aula”, destaca Ladi.

A Administração Municipal investe constantemente na qualidade de ensino oferecido aos alunos. Construção de novas escolas de Educação Infantil para atender 100% da demanda, reformas e ampliação de escolas, transporte escolar, auxílio de 50% no transporte dos universitários para universidades da região e constante qualificação dos professores são alguns dos fatores que garantem a qualidade do ensino.

Ladi ainda acrescenta que os alunos de Nova Petrópolis recebem diversos incentivos para que não abandonem os estudos, como práticas esportivas com participação em olimpíadas e jogos em nível municipal e estadual, aulas de alemão da Educação Infantil ao Ensino Médio, aulas de inglês e espanhol em algumas escolas, aulas de tcheco e alemão gratuitas para toda a comunidade, oficinas de teatro, música, danças folclóricas, informática, artesanato, entre outras.

Além disso, os alunos possuem acesso a diversos recursos didáticos para o seu aprendizado. Todas as escolas de Nova Petrópolis possuem acervo bibliográfico e computadores nas suas escolas, sendo inclusive, algumas abertas à comunidade.

O incentivo à leitura também é desenvolvido através de diversos projetos. O projeto Autor nas Escolas leva o escritor para dentro da sala de aula e o projeto Pequeno Escritor possibilita aos alunos da 4ª série / 5º ano do Município escreverem um livro sobre o meio Ambiente que será publicado durante a 18ª edição da Feira do Livro.

O Município ainda é constantemente contemplado com ações e programas do governo estadual e federal. Em breve, as escolas municipais receberão mais cinco laboratórios de informática, cerca de 80 computadores, através do programa PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) e quatro salas de atendimento especializado com recursos multifuncionais, materiais didático-pedagógicos e recursos de acessibilidade.

Apesar de o Município receber em breve estas salas, Nova Petrópolis já possui implantado o Centro de Saúde Educacional com atendimento especializado para alunos com dificuldades de aprendizado. A equipe é formada por uma psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga que fazem os atendimentos na Assistência Social.

Atualmente Nova Petrópolis possui 1.417 alunos na rede municipal, 1.838 na rede estadual e 510 alunos na rede particular de ensino. Além destes, 225 pessoas cursam as faculdades de contábeis e administração na Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis e 534 estudantes deslocam-se para as universidades da região. Os cursos mais procurados pelos universitários de Nova Petrópolis são Pedagogia, Administração de Empresas e Direito, sendo a Universidade de Caxias do Sul a mais procurada.
Práticas esportivas dos alunos oficinas

Rural Show bate recorde de público e supera expectativas

Representante da FAO no Brasil palestra no Rural Show

Rural Show apresenta funcionalidade das Plantas Bioativas

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos foi tema de Audiência Pública

Programa Municipal de Reflorestamento segue até 31 de julho








 
Incluir em Favoritos 2014 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha WebDe Tecnologia
Map" id="Map">